Programação

  • Informações

    Painel de Debate Injustiça Social e Direito dos Trabalhadores

    Data: dia 18 de julho de 2023
    Horário: das 15h às 17h
    Modalidade: Presencial
    Local: Sala 4 – EJUD1 (Av. Presidente Antônio Carlos, 251 - Centro - Rio de Janeiro – RJ | 9o andar)
    Carga Horária: 2 horas
    Vagas: 60
    Público-alvo: Magistrados, Servidores e público em geral

    Painelistas:
    GUY MUNDALK, Professor Titular da Universidade de Tel-Aviv na Faculdade de Direito e na Faculdade de Ciências Sociais. Pesquisador sobre direito do trabalho, relações de trabalho, discriminação no trabalho e igualdade de oportunidades, dentre outros temas. Currículo.

    FABIO RODRIGUES GOMES, Juiz Coordenador da Escola Judicial do TRT/RJ. Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Portaria EJ1 - 03/2020 - Dispõe sobre procedimentos referentes a inscrições e desistências.


  • Painel

    Na última semana de junho, por ocasião da 6ª Conferência da Labor Law Research Network (LLRN), o professor Guy Mundalk, da Universidade de Tel Aviv (Israel), foi um dos debatedores no lançamento do livro “Structural Injustices and Workers’ Rights”, de Virginia Mantouvalou. O livro tem despertando um genuíno interesse por explorar estruturas socioeconômicas mais amplas que colocam os trabalhadores em condições de vulnerabilidade. Essas estruturas, que forçam e prendem os trabalhadores em condições de exploração, são por ela denominadas de "injustiça estrutural mediada pelo Estado", onde os esquemas legislativos que promovem objetivos de outra forma legítimos criam vulnerabilidades que forçam e prendem os trabalhadores em condições de exploração. Utilizando o conceito de injustiça estrutural como chave interpretativa, o professor Guy Mundlak recupera o debate realizado no lançamento do livro e propõe-se a examinar sua presença na filmografia do cineasta inglês Ken Loach analisando sete de seus filmes: “Riff Raff” (1991), “Chuva de Pedras” (1993), “Pão e Rosas” (2000), “The Navigators” (2001), “Mundo Livre” (2007), “Eu, Daniel Blake” (2016) (disponível na Globo Play) e “Você Não Estava Aqui” (2018)(disponível na Globo Play).

    Programação
    Conceito de injustiça estrutural e debate acadêmico do conceito.
    A mediação do Estado na criação de vulnerabilidade dos trabalhadores.
    As estruturas socioeconômicas e vulnerabilidade dos trabalhadores.
    A injustiça estrutural representada na filmografia do cineasta Ken Loack.
  • Filmes disponíveis